Fonte:
quarta-feira, 22 de julho de 2009
A Linguagem Secreta do Cinema - Jean Claude Carrière
"Não surgiu uma linguaguem autenticamente nova até que os cineastas começassem a cortar o filme em cenas, até o nascimento da montagem, da edição. Foi aí, na relação invisível de uma cena com a outra, que o cinema realmente gerou uma nova linguagem. No ardor de sua implementação, essa técnica aparentemente simples criou um vocabulário e uma gramática de incrível variedade. Nenhuma outra mídia ostenta uma processo como este." (pág. 14)
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Prodigiosa Ciência (Eduardo Galeano sobre Michael Jackson)
Aos 26 anos, entrou num centro cirúrgico pela primeira vez.
Desde então, viveu entre ele e o palco.
De que cor é o topo do mundo? Da cor da neve.
Para ser rei dos reis, o mais alto entre os altos, ele mudou de pele, de nariz, de labios, de sobrancelhas e de cabelo.
Pintou de branco sua pele negra, afinou seu nariz largo, seus lábios grossos, suas sobrancelhas abundantes e implantou cabelo liso na cabeça.
Graças à indústria química e às artes da cirurgia, de injeção em injeção, de operação a operação, depois de vinte anos sua imagem ficou limpa da maldição africana.
Já não tinha nem uma mancha. A ciência havia derrotado a natureza.
E, então, sua pele tinha cor dos mortos, seu nariz tantas vezes mutilado havia sido reduzido a uma cicatriz com dois buracos, sua boca era um talho pintado de vermelho e suas sobrancelhas um desenho de rosto, e cobria a cabeça com perucas.
Nada ficou dele. Só o nome. Continuava se chamando Michael Jackson.
Eduardo Galeano, Bocas del Tiempo, 2004.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Euclides da Cunha - Justiça e tragédia de Piedade
"A justiça, [...] como tudo, é essencialmente relativa. Rodeiam-na as circunstâncias do momento e é impossível caracterizar-se qualquer de suas manifestações, sem a consideração preliminar das causas que a produziram."
Euclides da Cunha
Sobre a tragédia de Piedade:
Adams (power)
"Power always thinks it has a great soul and vast views beyond the comprehension of the weak; and that it is doing God's service when it is violating all his laws."
John Adams
2nd US president
(1735-1826)
Assinar:
Postagens (Atom)